segunda-feira, fevereiro 07, 2011

A verdade vos libertará

Há pelo menos quatro anos, tautei a palavra Aletheia no braço. Do grego, a palavra significa verdade, ou o que não está escondido.

Fiz esta tatuagem após um momento muito difícil na vida. Tão difícil que, na época, procurei uma monja budista pra conversar. Eu sabia que ela me ouviria sem me julgar. De toda a conversa que tivemos o que ficou e estará para sempre comigo é: por mais que doa, a verdade é sempre melhor que viver em um mundo de ilusão, de devaneios, de o que pode vir a ser, mas não temos certeza. Enfim, o Godot que nunca chega!

Foi dolorido ouvir tudo aquilo, mas depois que aprendi isso, os sofrimentos diminuíram consideravelmente.

Sou verdadeira com o que sinto, com o que faço, com o que penso. Digo o que não está escondido sempre que percebo que isso vai ajudar um amigo a ser mais feliz, mostro a mim mesmo o que não está escondido, quando sinto que isso fará meus dias melhorarem.

Mas sabe o que eu odeio? Eu odeio gente que mente para mim e são mentiras mesquinhas, coisas pequenas que me fariam feliz, mais que isso, que me libertaria. Quer coisa mais generosa do que libertar alguém de qualquer devaneio que nunca acontecerá?

Um exemplo muito simples: alguém disse que me ligaria para conversarmos, provavelmente sobre um futuro que não daria certo. E eu estava preparada para ouvir isso e disse "o compromisso agora está com você, eu não entro mais em contato porque você está promentendo ser homem e falar comigo". Eu cumpri o que prometi. Agora, pergunta se o lazarento teve a decência de dar um simples telefonema pra falar "NÃO ROLA, ME ESQUECE".

Ah, pelo amor de Deus! Isso não é algo tão difícil de fazer. É liberatador para as duas partes, porque eu detesto situação mal resolvida e principalmente porque, até minha mente esquecer por completo, eu sempre vou esperar que ele cumpra com a promessa, me ligue e me dê o pé na bunda como as coisas devem ser. Olha, eu aceito até um torpedo, uma mensagem de e-mail.

É por isso que, cada dia mais, eu creio na frase que, se não me engano, é bíblica e de alguma maneira está presente na maioria das religiões "a verdade vos libertará" e liberdade é uma das melhores coisas nesta vida.

Homens, mulheres, vocês são pessoas ou um bando de pé de couve? A verdade é tudo na nossa vida, é libertária, é libertina, é respeitosa, nos dá alegria, nos mostra o que importa, nos dá foco, coragem. Ser verdadeiro com o outro é mostrar-se disposto a colaborar com a sua felicidade. É um gesto nobre e generoso. É bom demais da conta. Tenta vai, me dispensa, porra!

Um comentário:

RicardomaisqueVerissimo disse...

Vivemos num mundo onde os valores são duvidosos, ser verdadeiro não é fácil... Também compartilho com os questionamentos colocados no texto, mas admito que é um exercício continuo... As vezes paira a questão, será que todas pessoas saberiam lidar com a verdade ou suportá-la? Essa semana li um conto chileno para um trabalho teatral que farei em julho, no Chile, espero que seja lindo!! Bom, o conto se chama "Gorro Verde", cujo um homem é presenteado com um gorro verde, onde quem o coloca na cabeça, consegue ouvir os pensamentos dos outros. Conclusão, o homem ficou fora de si quando "ouviu" os pensamentos da esposa e dos filhos, pois eram coisas que na verdade não diriam ao pobre coitado... Mas também prezo pela verdade, só tento estudar maneiras de coloca-la quando é uma situação delicada, tensa... Mas também prezo pela franqueza, afinal, a fila anda, então não empaca no caminho...
OUTRO ASSUNTO: Lu, antes de completar 30, tomei a decisão de me jogar em Sampa city, estou morando numa república na Rêgo Freitas, agora to na luta atrás de trampo... se souber de algo na área de comunicação, designer ou para ator, eventos... me da um toque... segue meu blog com um pouco do meu cv... ricardoverissimo.blogspot.com – bjos no coração – ahh. Tem outros comentários em mais 2 posts do blog.