segunda-feira, junho 27, 2011

Alma calejada

Tem gente que já sofreu demais nesta vida. Tanto, mas tanto que a impressão é de que se viveu 70 anos em 30. E sofrimento é uma grande escola, se você está disposto a aprender. E sofrimento também deixa a alma calejada.

Então chega-se a um ponto em que você simplesmente pensa “vai passar” e realmente isso acontece e você se recupera cada vez mais rápido, não porque tenha virado um insensível, mas porque você se dá conta que não vale a pena chorar por muita coisa, se uma hora tudo aquilo apenas desaparece.

E isso é um ponto positivo, certo? Quer dizer, superar é uma coisa boa. A merda acontece, você chora por três dias, até quase morrer desidratada e ai acaba. Guarda as lições que tiverem que ser guardadas e esquece. Não volta atrás, não acredita em novas oportunidades, em mudanças repentinas de personalidade, apenas segue enfrente.

Porque se não deu certo uma vez, a menos que a pessoa morra e renasça, vai continuar a fazer as mesmas bostas. É uma realidade, algumas pessoas vieram ao mundo pra causar desgosto, um atrás do outro e as pessoas de alma calejadas a reconhecem de longe.

O problema de tudo isso? Bom, com o tempo você tende a se afastar de pessoas e situações na menor possibilidade de sofrimento. Você passa a evitar situações de confronto, coisas que vão te deixar insatisfeita porque não aconteceu do jeito que planejava e se pergunta “pra que tudo isso, eu posso apenas chutar da minha vida e acabou”.

Bem, até certo ponto superar é ser maduro, é saber que a vida não pode ser o tempo todo do jeito que nós queremos, mas e quanto a fugir de na menor possibilidade de ter que viver uma tristeza, uma decepção?

Felizmente a vida coloca em nossos caminhos pessoas que conseguem mostrar o quanto vale a pena enfrentar certos percalços porque no final do arco-íris tem um pote de ouro, e quem não gosta disso?

Não é fácil mudar um modus operandi que dá certo e te mantém numa zona de conforto. Mas e lá do lado de fora? Lá pode estar seu pote de ouro, será que não vale arriscar? Sim, vale. Foi isso que levou a humanidade a grandes descobertas, que trouxe pro Ocidente o macarrão, os fogos de artifício, o sorvete, as especiarias, tanta coisa boa! Só que pessoas assim, de alma calejada, elas precisam ser encorajadas, elas precisam acreditar que vale a pena dar uma volta lá fora. Elas só precisam de alguém disposto a ajudar e segurar a sua mão, como as crianças quando aprender a andar de bicicleta, saca?

E não estamos falando aqui de namorado ou namorada, pode ser um bom amigo, pode ser o pai, a mãe, a tia, um conselheiro espiritual, pode ser um estranho. Só precisa ser alguém generoso e fiel, porque a responsabilidade é grande, mas o universo, bom o universo sabe recompensar bem as pessoas que resgatam estas frágeis almas calejadas! Porque pra chegar na felicidade, às vezes é preciso tropeçar em algumas pedras!

Nenhum comentário: