terça-feira, maio 09, 2006

Caminho à libertação


Segundo o Budismo, percebam que estou estudando mesmo, para alcançar a libertação - permanente estado de paz interior - devemos pensar no que nos faz sofrer para desenvolver a renúncia ao samsara, esta dimensão de dor e miséria!

Well, dos trabalhos que tenho feito, um diz respeito a escrever sobre educação para uma revista voltada a professores. O problema é que comecei a entregar tudo atrasado e me sinto mal por isso! Uma parte de mim - a racional - diz que eu devo abrir mão deste trabalho agora. Outra parte de mim - a surtada - diz que a coisa não é bem assim e vou conseguir levar. Se eu gosto da coisa, mereço continuar fazendo!

Bem, levar eu levo, mas nas coxas. Por que é tão difícil renunciar ao que está nos deixando aflitos? Cara, isso é burrice? Será que vou me descobrir uma perfeita otária, por ficar insistindo em coisas que gosto, mas que não estão me fazendo bem, justamente porque me provocam sofrimento e desespero? O que Buda está fazendo com a minha cabeça?

- Jesus, socorro. Faça este japa tibetano parar de zuar minha cabeça já há muito tempo desequilibrada!

2 comentários:

RicardomaisqueVerissimo disse...

Vou pelo seguinte ponto. Tudo o que nos da prazer, irá em sua maioria nos proporcionar bem estar. Se você faz mas de um trabalho e se sente feliz, realizada com o que está fazendo, mesmo na correria. Irá chegar um momento que você ira conciliar e casar as atividades. A questão é saber como, talvez simplificar uma das coisas resolva.
No caso de escrever sobre determinado tema, pode parecer difícil sentar e delimitar: "Agora vou parar para escrever"...e não sair nada. Acontece e por isso causa o atraso, da coisa sair forçada.
Em sua outra atividade, deu um insite?! Para faz uma breve anotação e quando chegar vespera será mais fácil compor e concluir. É isso.
No Budismo aprendemos a canalizar nossa energia com o que nos faz bem, se as duas funções lhe dão prazer e motivação em faze-las. Por quê não tentar? Bastar se organizar para um melhor aproveitamento...


Ricardo. Tenho novas postagens! Bjo!

Anônimo disse...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»