quarta-feira, abril 05, 2006

Pergunte ao pó


O título do post na verdade é o nome de um dos livros de John Fante e que estou lendo e me divertindo até me acabar no momento. A partir de agora, a exemplo de Charles Bukowski, quando estiver puta da vida com as negações que o mundo me faz gritarei "Eu sou Arturo Bandini, pô"!

Quem quiser entender, vai ter que ler o livro. Reza a lenda, que a melhor tradução para o português de "Pergunte ao pó" foi feita por Paulo Leminski, uma verdadeira raridade! Quem tiver a oportunidade de colocar suas mãos em uma delas, não hesite, faça!

Arturo é um cara loser que sonha em se tornar um grande escritor, tem problemas com mulheres - sejam elas prostitutas, a desalmada Camilla ou a própria mãe - e vive atormentado pelo fluxo de consciência de seu criador Mr. Jonh Fante, redescoberto por Charles Bukowski, entre uma ida ao bar e uma visita à Biblioteca Pública de Los Angeles.

Por enquanto, deixo um trecho de Arturo Bandini, quase ateu, em uma igreja, conversando com Deus. Leiam e se deliciem. É tão hilário e singelo ao mesmo tempo que quase se pode chorar!

"Certo, uma prece: por motivos sentimentais. Deus Todo-Poderoso, lamento ser agora um ateu, mas o Senhor leu Nietzsche? Ah, que livro! Deus Todo-Poderoso, vou jogar limpo nesta questão. Vou lhe fazer uma proposta. Faça de mim um grande escritor e eu voltarei à igreja. E lhe peço, caro Deus, mais um favor: faça minha mãe feliz. Não me importo com o velho; ele tem seu vinho e sua saúde, mas minha mãe se preocupa tanto. Amém." Arturo Bandini.

Amém, Arturo Bandini, amém!

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu filho vai se chamar arturo, em homenagem ao bandini...
Mas não achei-o loser, ele só é sonhador.
Depois de ler John Fante, vc percebe o quanto Bukowski "se inspirou" de mais nele, né?

Vc viu as noticias do filme que tá pra sair? Cadê as sardas do Bandini?

Anônimo disse...

Pobre Bandini, fui cruel quando disse que ele é loser. Realmente, ele tem muito mais de sonhador, mas com as mulheres ele é um fracasso!

Dizem que o filme não tá lá estas coisas. Vamos esperar!